Características anatômicas de glândulas
Localização:
Abaixo do hipotálamo, posteriormente ao quiasma óptico, em uma depressão em forma de sela do osso esfenóide, denominada fossa hipofisária.
Estrutura:
É coberta superiormente pelo diafragma da sela, circular, da dura-máter. A hipófise está fixada à superfície inferior do hipotálamo, por uma curta haste denominada infundíbulo (neurohipófise). Possui duas partes: uma anterior, a adenohipófise, e outra posterior, a neurohipófise.
A neurohipófise é comporta por tecido nervoso enquanto a adenohipófise por tecido glandular. Por isso a adenohipófise secreta hormônios, enquanto a neurohipófise apenas armazena hormônios sintetizados pelo hipotálamo (Ocitocina e Vasopressina).
Hormônios:
Somatotropina (STH)
Hormônio Luteinizante (LH)
Hormônio estimulador do folículo (FSH)
Adrenocorticotropina (ACTH)
Glândula Tireoide
Localização:
Ântero-inferior ao pescoço, ântero-lateralmente à traquéia e abaixo da laringe, no nível entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica.
Estrutura:
Possui dois lobos (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireóide. A glândula está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo e contém dois tipos de células: as células foliculares, localizadas nos folículos tereoideanos(secretam hormônios), e as células parafoliculares, localizadas entre os folículos.
Hormônios:
Triiodotironina (T3)
Tiroxina (T4)
Glândulas Paratireoides
Localização:
Se situam entre as margens do lobo posterior da glândula tireóide e sua cápsula.
Estrutura:
Geralmente existem duas de cada lado, superior e inferior. Cada glândula paratireóide possui uma fina cápsula de tecido conjuntivo com septos intraglandulares, sem lóbulos.
Hormônios:
hormônio paratireóideo (PTH)
Glândulas Supra-renais (adrenais)
Localização:
Ântero-superiores a cada extremidade superior do rim.
Estrutura:
Circundadas por tecido conjuntivo, a cápsula