Caracterologia
Para ilustrar melhor como isso era realizado, vale citar algumas descrições que acompanham o Cinestesiômetro, um aparelho composto por uma caixa de metal com uma haste que amplia e reduz os espaços disponíveis. Numa avaliação envolvendo esse instrumento, o sujeito avaliado deveria realizar traços segundo algumas regras. O produto final disso resultaria num gráfico, que serviria de base para estabelecer o caráter do sujeito. A termologia e a tipologia da caracterológica não ocupam o mesmo lugar de destaque como antes. O próprio termo caracterologia já não é familiar para muito psicólogos e estudantes de psicologia, caindo em desuso. Contudo, o quanto será que resta da influência dessas ideias na psicologia hoje ?
Muitos dos testes aqui apresentados eram usados para além da mensuração da inteligência. Nesses casos os testes eram usados também para a mensuração caracterológica do sujeito, visando captar qual era o caráter daquela pessoa e em qual classificação ela se encaixava. Com base nos dados coletados, como por exemplo, o tempo que a pessoa levava para executar as tarefas, como ela lidava com os problemas propostos ou sua regularidade motora, eram estabelecidas classificações e tipologias.
Para ilustrar melhor como isso era realizado, vale citar algumas descrições que acompanham o Cinestesiômetro, um aparelho composto por uma caixa de metal com uma haste que amplia e reduz os espaços disponíveis. Numa avaliação envolvendo esse instrumento, o sujeito avaliado deveria