Caracterize e diferencie solidariedade ativa e solidariedade passiva
Solidariedade Ativa É a que contém mais de um credor todos podendo cobrar a dívida por inteiro.
Sua importância é escassa , pois não tem outra utilidade a não ser servir com mandato para recebimento de um crédito comum, efeito que se pode obter com mandato típico (é o contrato por meio do qual uma pessoa , denominada mandatária recebe poderes de outra, designada mandante , para, em nome é por conta desta ultima, praticar atos jurídicos ou administrar interesses). A solidariedade ativa deve decorrer da manifestação de vontade por contrato.
Exemplos:
Conta conjunta bancária – Quando duas ou mais pessoas podem movimentar livremente cojunta ou separadamente a importância ou os valores depositados , com a conta conjunta que exige a presença da duas assinaturas.
Contratos de Cofres de segurança – Terá solidariedade ativa desde que se permita sua utilização e abertura independentemente por qualquer dos titulares.Ou seja , a origem da solidariedade ativa é a vontade das partes , sejam um contrato, seja um testamento.
A vantagem dessa modalidade é a de que qualquer credor pode exigir a totalidade de dívida, sem depender do consentimento dos demais credores(art 267) de cada devedor ( ou o devedor,se for um só) poderá liberar-se da obrigação pagando a prestação a qualquer um dos credores (Art 269).
Solidariedade Passiva É aquela que obriga todos os devedores ao pagamento total da dívida. Sua importância é enorme na vida negocial porque , como já citado , se trata de meio muito eficiente de garantia, de reforço do vínculo, facilitando o pagamento. Para que o credor fique insatisfeito é necessário que todos os devedores fiquem inadimplentes , uma vez que pode acionar qualquer um deles pela dívida toda, desde que presente a solidariedade, fica facilitada a conduta do credor . Sua aplicação, portanto , é infinitamente maior do que a