Caracterização Institucional
SERVIÇO SOCIAL
WESLEY SILVA DE CARVALHO
Caracterização socioInstitucional
Itapetinga
2014
Wesley silva de carvalho
Caracterização socioInstitucional
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social V semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social II.
Prof(es). Clarice da Luz Kernkamp; Maria Ângela Santini; Maria Lucimar Pereira.
Itapetinga
2014
1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTUIÇÃO
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sócios assistenciais e, portanto, á proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da politica de assistência social para a rede de Proteção Básica e referencia para encaminhamento á Proteção Especial. Aproxima a população da luta pelos seus próprios direitos.
A instituição CRAS atua dentro dos municípios como uma ponte que a população mais carente e que se encontra em situação de vulnerabilidade social se encaixa neste momento sendo a figura que completa, ou seja, a peça de fundamental importância diante da situação pois é somente o profissional capacitado que tem um bom conhecimento de campo que vai fazer valer os direitos que por lei é pra todos no entanto a sociedade ainda não se convenceu do poder que tem em mãos.
[...] prefiro trabalhar com a noção de direitos humanos, que , pelo menos, varia por subestruturas, de classe a classe, de raça para raça, de gênero para gênero [...] Parede que o conceito de violência não encontra um lugar ontológico, por isso é impossível definir violência, enquanto os direitos humanos encontram esse lugar [...]. (SAFFIOTI, 1995, p. 19).
O CRAS – centro de referencia da assistência Filipe Achy. É um equipamento publico da politica da