Caracterização Institucional
Caracterização Socioinstitucional
1- Contextualização histórica da instituição em que está estagiando;
1.1– Identificação da Instituição: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
No município de Esplanada BA, o CRAS foi em 28 de abril do ano de 2004, sendo caracterizado de Pequeno Porte II, situado no perímetro urbano central, de forma a facilitar o acesso à Rede Sócio assistencial das áreas de abrangência. Em termos territoriais compreende os distritos de Palmeira, São Francisco, Nova Lusitânia, Morena, Pau Ferro, Boa Vista, Assentamento São José do Operário, Cunhas, Chapada, Assentamento Malombê, Canabrava, Mulungu, Limões, Oitis, Baixio, Boa Vista II, São José, Palame.
Das localidades assistidas pelo CRAS, algumas vivenciam uma situação de vulnerabilidade e risco social, pois grande parte da população sobrevive da agricultura de subsistência, exceto a comunidade do Baixio e Palame por estarem situadas, na faixa litorânea, sendo que as famílias que ali residem sobrevivem essencialmente do artesanato e da pesca.
As áreas acima citadas enfrentam questões atuais, como por exemplo, falta de emprego, dificuldade para uma boa alimentação, transporte precário, educação deficitária, saúde precária, tendo ainda a falta de projetos sociais que objetivem a melhoria na condição de vida dos moradores local e gerem a cidadania e a conscientização de todos os inseridos.
A partir da prática do CRAS, estas realidades aos poucos estão sendo minimizadas. Levando em conta que o mesmo com a sua participação constante tem um papel condescendente nessa composição social.
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência social (PNAS).
O CRAS atua como a principal porta de entrada do sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada a sua capilaridade nos territórios e é de responsável pela organização e