Caracteriza O E Objetivos Da Abordagem
Abordagem Psicomotricista, utiliza-se da atividade lúdica como impulsionadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Focaliza-se na criança pré-escolar, destacando sua pré-história como fator de adoção de estratégias pedagógicas e de planejamento. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Aproxima a história da Psicomotricidade a da Educação Física. Tem na Psicomotricidade seus objetivos funcionais, onde os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação que implica nos processos de: assimilação e acomodação. Onde a assimilação, é a transformação das estruturas próprias em função das variáveis do meio exterior (Le Boulch, 1982, p.28).
Psicomotricidade envolve toda a ação realizada pelo individuo, que represente suas necessidades e permitem sua relação com os demais. É a integração psiquismo- motricidade. A função psicomotora, no entanto, não pode ser estudada senão como uma unidade onde se integram a iniciação, a preparação, a organização, a memória, a atenção etc.
Se inibido imediato haverá um bloqueio psicomotor, levando ao isolamento, ele passa a se tornar “observador do mundo”. A estrutura topológica criada espontaneamente por uma criança ser o ponto de partida o estudo da matemática.
O francês Jean Le Boulch (1987), que foi um dos pioneiros na aplicação da educação psicomotora nas aulas de educação física. Afirma que a psicomotricidade educativa nasceu na França, em 1966, por uma fragilidade da educação física, pois os professores não atingiam um desenvolvimento completo no que diz respeito à educação corporal. Para ele, a maioria desses professores focavam a prática pedagógica em elementos inerentes à realização dos movimentos, tendo como objetivo principal da sua ação educativa a execução perfeita desses movimentos, ou seja, de uma