caracteristicas marcantes do trabalho em saude
UNIDADE I
MODULO III
ATIVIDADE FINAL
ALUNA – ANDREA CAROLINE DE ARAUJO
A) QUAIS SÃO AS CARACTERISTICAS MAIS MARCANTES DO TRABALHO EM SAÚDE?
R: Conforme o texto, após observação do cotidiano de um trabalhador de saúde, foi constatado que ele opera no seu processo de trabalho um núcleo de tecnológico composto de “Trabalho Morto” (TM) e “Trabalho Vivo” (TV), sendo definido com TM os instrumentos e o TV sendo o trabalho em ato. Este encontro em TM e TV reflete uma correlação entre eles, chamada de Composição Técnica do Trabalho (CTT), podendo ela estar mais favorável ao TM (voltada a produção de procedimentos) ou favorável ao TV (centrada nas tecnologias leves e ao auto cuidado).
B) QUE FATORES DIFICULTAM OU FACILITAM A QUALIDADE DO TRABALHO EM SAÚDE?
R: Acredito que a utilização em excesso e centrada no TM dificulta o trabalho em saúde, isso vêm ocorrendo com frequência em nossos SUS, um exemplo a ser citado é a não estimulação do autocuidado ao usuário, isso tem gerado inúmeras solicitações de procedimentos que vêm congestionando as Centrais de Regulações do país inteiro.
C) O QUE PRECISAMOS MUDAR EM NOSSAS PRÁTICAS GERENCIAIS E NOS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE PARA QUE EFETIVEMOS UM TRABALHO VIVO HUMANIZANTE, COM ACOLHIMENTO, RESOLUTIVIDADE E CORRESPONSABILIDADE?
R: Primeiramente é importante salientar que o trabalho deve ofertar todos os recursos tecnológicos aos cuidados dos usuários (trabalho morto muito bem estruturado) e mesmo que este, necessite para sua assistência de insumos de alta tecnologia (TM) a hegemonia deve sempre ser do Trabalho Vivo, com formas de trabalho mais relacionais, operando a idéia de que o encontro entre trabalhador e usuário é também sujeito da produção da saúde e pode ser dessa forma protagonista, geradores de autonomia.
Resumindo, precisamos sim estar preparados com todas as tecnologias possíveis para a realização dos procedimentos mas o TRABALHO VIVO sempre