Caracteristicas literárias e escola literária luis fernando veríssimo
Luis Fernando Veríssimo pertence à escola Literária Contemporânea.
Ele tem uma vasta obra em quase todos os gêneros literários, entre eles, crônicas e contos.
Dentre os representantes desta escola no Brasil, encontram-se autores tais como:
Raquel de Queiroz (1910-2003)
Jorge Amado (1912-2001)
Érico Veríssimo (1905-1975)
Ariano Suassuna (1927) A característica de esta escola é que o discurso literário perde o sentido fechado que geralmente possuía no século passado. Ou seja, ele oferecia ao leitor apenas um sentido, uma interpretação. Agora, ele tem um caráter variado e polissêmico. Uma rede de significações, que permite múltiplos níveis de leitura. É a chamada obra aberta, obra que não apresenta univocidade, ou seja, que não se esgota numa única interpretação.
A ausência de fronteiras entre as linhas tradicional e concreta, a mistura de estilos, a intertextualidade e a grande preocupação com o tempo presente são marcas do período, assim como a fragmentação textual e o ludismo. Os novos autores que surgiram nessa época estão nas listas de leituras dos vestibulares das universidades Brasil afora e compõem o momento pós-moderno da literatura do País. Os temas que nosso autor utiliza são cotidianos e utiliza a sátira e humorismo para dar lhe vida aos seus personagens e histórias. O gênero a estudar neste caso é o conto. O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.
O conto tem todos os elementos que compõem a narrativa, ou seja, tempo, espaço, poucos personagens, foco narrativo de 1ª ou 3ª pessoa, corroborando em uma sequência de fatos que constituem o enredo, também chamado de trama.
E um dos fatores de total relevância, é que o enredo apresenta-se de forma