caracteristicas dos solos
Um solo é o produto de uma ação combinada e concomitante de diversos fatores e está em constante transformação devido a esses fatores A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criação de um ou outro solo. São comumente ditos como fatores da formação de solo : clima, relevo, material de origem, organimos, tempo.
O solo superficial em floresta é rico em matéria orgânica ,resultado da deposição de ramos e folhas , a quql encontra-se em diferentes estádios de decomposição sofrido pela atividade de microorganismos e estes por sua vez afetados pelas condições de umidade , aeração , temperatura e consequente reação do meio (pH). Os detritos vegetais e animais que sofreram decomposição biológica por influência de microorganismos e encontram-se numa forma resistente contra contra novos ataques microbianos , constituem o humus e permanecem por mais um bom tempo no solo sem se decompor. O húmus constitui cerca de 50 a 80 % do total da matéria orgânica ,possuindo propriedades físicas , químicas e físico-químicas inerentes.
A análise do solo é a principal ferramenta para indicar quanto o solo pode fornecer de determinado nutriente. Ela é feita por meio da coleta de amostras de terra que representarão extensas áreas. indispensável que a amostragem seja feita com muito critério . O principal objetivo de uma análise de solo é verificar a condição de fertilidade das terras , indicando a disponibilidade de alguns dos principais nutrientes para as culturas, como base de uma recomendação racional e econômica de corretivos e adubos.
É preciso saber quanto o solo pode fornecer de determinado elemento e não apenas a quantidade que ele apresenta. A quantidade disponível do nutriente é representada pelo elemento em solução, adsorvido ou fracamente ligado às partículas do solo. Para determinar a disponibilidade de nutrientes no solo são utilizados extratores, que são soluções químicas