First Conditional
Nós estamos falando sobre o futuro. Estamos pensando em uma determinada condição ou situação no futuro, e o resultado desta condição. Há uma possibilidade real de que esta condição vai acontecer. Por exemplo, é de manhã. Você está em casa. Você pretende jogar tênis nesta tarde. Mas há algumas nuvens no céu. Imagine que chove. O que você vai fazer?
IF CONDITIONAL RESULT PRESENT SIMPLE WILL+BASE VERB
IF IT RAINS I WILL STAY AT HOME
SE CHOVER EU VOU FICAR EM CASA
Observe que estamos pensando em uma condição futura. Não está chovendo ainda. Mas o céu está nublado e você acha que poderia chover. Usamos o presente simples tenso para falar sobre a possível condição futura. Usamos WILL + verbo base para falar sobre o possível resultado futuro. A coisa importante sobre a primeira condição é que há uma possibilidade real de que a condição vai acontecer. Aqui estão mais alguns exemplos (você se lembra das duas estruturas básicas: [IF resultado condição] e [resultado se condição]?):
IF CONDITIONAL RESULT PRESENT SIMPLE WILL+BASE VERB
IF I SEE MARY I WILL TELL HER.
IF TARA IS FREE TOMORROW HE WILL INVITE HER.
IF IT RAINS TOMORROW WILL YOU STAY AT HOME?
IF IT RAINS TOMORROW WHAT WILL YOU DO?
Obs.: Às vezes, usamos deve, pode, ou pode, ao contrário da vontade, por exemplo:
“If you are good today, you can watch TV tonight.”
“Se você é bom hoje, você pode assistir TV hoje à noite.”
• Segundo Condicional: possibilidade irreal ou sonho
A segunda condição é como a primeira condicional. Nós ainda estamos pensando sobre o futuro. Estamos pensando em uma determinada condição no futuro, e o resultado desta condição. Mas não há uma possibilidade real de que esta condição vai acontecer. Por exemplo, você não tem um bilhete de loteria. É possível ganhar? Não! No bilhete de loteria, não ganhar! Mas talvez você vai comprar um bilhete de loteria no futuro. Assim, você pode pensar em