Técnicas de amostragem: características dos solos do espírito santo
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE – MÓDULO II
GABRIELLA J. LOCATELLI VIEIRA
RAFAELA GALINA GATTI
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM: CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Colatina
2012
GABRIELLA J. LOCATELLI VIEIRA
RAFAELA GALINA GATTI
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM: CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Professor: Roberto Rangel
Colatina
2012
INTRODUÇÃO
Técnicas de amostragem é o estudo de um pequeno grupo (amostra) de elementos retirados de uma população que se pretende conhecer. Como a amostragem considera apenas parte da população, diferentemente de um censo, o tempo para análise e o custo são menores, além de ser mais fácil e gerar resultados satisfatórios.
O trabalho tem o intuito de expor as características dos solos do Estado do Espírito Santo com o objetivo de amostrar o mesmo de modo que viabilizasse a coleta de dados necessários para desenvolver o estudo sobre a população designada.
1. METODOLOGIA
A técnica de amostragem utilizada para a realização desse trabalho é a Amostragem Aleatória Estratificada (AAE), pois a população apresentava extratos heterogêneos, então tínhamos que dividir os mesmos de modo que cada extrato ficasse homogêneo. A população designada ao nosso grupo foi os Solos do Estado do Espírito Santo, que foi dividido de acordo com suas características. Cada uma dessas características tornou-se um substrato. Os atributos levados em conta foram: pH do solo, textura do solo, porosidade do solo e a salinidade do mesmo. Para que a amostragem do solo não ficasse complexa e extensa, dos 78 municípios que compõe o Estado do Espírito Santo, foi feito um sorteio de 10% dos mesmos para que servissem de modelo para a nossa amostra. O sorteio dos municípios (enumerados de acordo com a ordem alfabética) a serem amostrados foi realizado através da calculadora, aleatoriamente. A lista dos mesmos se encontra em anexo. Municípios sorteados: Irupi (33), São Gabriel da Palha (65),