caracteristicas do aço
Natália Silvero n°21
Texto cientifico argumentativo: vídeo Aço
O aço na antiguidade já era muito desejado pelos reis e guerreiros, possuía seu valor próprio.
O aço é utilizado para a construção, modelagem e soldas, além de contribuir para a construção de prédios mais altos, pontes mais resistentes e automóveis. O aço hoje, é o metal que sustenta o mundo. Por ano é consumido mais de 1 bilhão de toneladas do metal. O aço basicamente se constitui de ferro (Fe) e Carbono (C), é um metal muito flexível e rígido.
O aço antigamente já era utilizado como uma forma de blindagem dos soldados nas guerras. Porem suas placas metálicas não eram tão fortes, então, cientistas optaram pela alternativa de enrijecer o aço, aquecendo-o em uma corrente de calor e depois borrifando-o com agua. Chamado blindagem do aço, tornou-se o meio mais eficaz para proteger os soldados, até mesmo de calibres 50, pois suas placas tornaram-se ainda mais fortes, ao ponto de combater essas colisões de guerras.
O grão, como conhecido, é uma propriedade de proteção do aço, devido as suas moléculas alinhadas, torna-se impenetráveis qualquer tipo de matéria.
Pare se obter uma liga de aço mais dura, o aço inoxidável, acrescenta em sua estrutura mais dois elementos, o níquel e o cromo. Depois é preciso laminar o aço, RHA como conhecido, é o aço laminado. Estica-se os grãos (estes mais longos e resistentes e dúctil), é preciso de muito calor e muita agua fria para que se modifique os átomos da estrutura.
Para se obter o aço é preciso da Taconita, que é encontrada em pedreiras, utiliza-se de explosivos. A Taconita é constituída de 98% de ferro e O. O Oxido de ferro nela constituída é 25%, junto a sílica e outras impurezas. É preciso tirar todo o Oxigênio para se ter um Fe puro. Para 2kg do minério Taconita, faz-se meio quilo do metal, o aço.
É preciso transformar o minério cru em pedras, 25% de ferro em pelotas de 65% de ferro. Para mover o ferro da Taconita, usa-se o