CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS SAE 1020 E AÇO SAE 1045 EM ESTRUTURAS METÁLICAS
Como podemos observar existem diversos tipos de aços utilizados, mas dependendo da aplicação usaremos um tipo de aço aonde ele atendera melhor as solicitações mecânicas.
Mas neste estudo vamos tentar verificar a falta de conformidade de alguns materiais, como por exemplo, uma viga SAE 1020 que apresentou uma resistência a tração menor do que no estado laminado e um eixo de articulação de um pórtico que apresentou uma dureza maior que a estabelecida em projeto.
CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS SAE 1020 E AÇO SAE 1045
Os aços carbonos são ligas metálicas constituídas basicamente de ferro, carbono, silício e manganês, apresentando também outros elementos inerentes ao processo de fabricação, em percentuais controlados. (GERDAU, 2013)
O aço carbono SAE 1020 é um dos aços mais utilizado, devido a sua baixa temperabilidade, excelente forjabilidade e soldabilidade, porém sua usinagem é relativamente pobre. Este tipo de aço pode ser aplicado em cementação com excelente relação custo beneficio comparado com aços utilizados para o mesmo propósito. A microestrutura presente neste aço no seu estado normalizado é perlita fina e ferrita. (GERDAU, 2013)
Este aço é indicado para parafusos, trefilados duros, chassis, discos de roda, peças em geral para máquinas e veículos submetidos a esforços pequenos e médios. É um aço altamente tenaz, particularmente indicado para fabricação de peças que devam receber tratamento superficial para aumento de dureza, principalmente cementação. Utilizado ainda para eixos em geral, forjados. (ITAPEMA AÇOS E METAIS, 2013)
Para que este aço possua estas características, ele deve seguir as seguintes composições químicas, que são apresentados na tabela abaixo.
Tabela 1: Composição química do aço SAE 1020.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
C - 0,18/0,23
Mn - 0,30/0,60
P - 0,040
S - 0,050
Si -
Ni -
Cr -
Mo -
Fonte: Itapema Aços e Metais, 2013.
Já o aço SAE 1045 possui uma