Caracteristica do recem nascido
Peso e dimensões
O peso e as dimensões do recém-nascido variam consoante os casos, por vezes de forma significativa, devido ao facto de serem parâmetros relacionados com factores genéticos (progenitores altos costumam ter filhos mais altos do que os baixos) e com inúmeras circunstâncias ambientais (alimentação da mãe, hábito de fumar, possíveis complicações ao longo da gravidez...). Todavia, de um ponto de vista estatístico, a informação mais relevante para se fa- lar de "normalidade" está relaciona- da com a idade gestacional, ou seja, com o tempo de gravidez ocorrido até ao momento do parto.
Entre as 37a e 42a semanas de gravidez, os recém-nascidos costumam pesar entre 2,5 e 4 kg, em média 3,5 kg nos rapazes e 3,250 kg nas raparigas. Caso se encontre dentro dos valores citados, considera-se que o peso é normal; se for inferior aos 2,5 kg, considera-se que o recém-nascido está abaixo do peso; se ultrapassar os 4 kg, considera-se que tem excesso de peso. De facto, a relação do peso com a idade da gravidez é extremamente importante - por isso, é normal que um bebé prematuro, nascido antes da 37a semana de gravidez, tenha um peso inferior a 2,5 kg, o que para a generalidade dos recém-nascidos representaria um peso baixo e indicaria a possibilidade de ter sofrido um problema de desenvolvimento durante a gravidez. O mesmo ocorre com a margem de peso a mais, pois considera-se que um recém-nascido tem excesso de peso quando ultrapassa os 4 kg, embora se possa considerar excesso de peso quando um recém-nascido prematuro tem um peso inferior a estes valores.
A mesma situação acontece com todas as dimensões do corpo do recém-nascido, tendo sempre em conta a idade da gravidez. A altura dos recém-nascidos, ou seja, a medida da parte superior da cabeça à planta dos pés, oscila entre os 48 e os 52 cm, em média 50 cm para os meninos e 49 cm para as meninas. O perímetro craniano mede, em média, 34 cm, enquanto que o perímetro torácico é de