Caracter sticas b sicas de um computador
Um computador. Claro, ué. Qualquer um sabe o que é, certo? Só muda a linguagem (não a linguagem de programação, mas a falada mesmo). Um adolescente que ouve RBD e não perde Malhação um só dia vai dizer:
- Cara, é um troço que tem um monitor em cima ou do lado, e que a gente usa pra imprimir os trabalhos da escola.
Um estudante de vestibular vai dizer:
- Cara, é um troço que tem um monitor em cima ou do lado, e que a gente liga no fio do Velox pra poder pesquisar os assuntos q vão cair no vestibular.
E um engenheiro de computação vai dizer:
- Cara, é um troço que tem um monitor em cima ou do lado, e eu tô afim de um com 2Gb de RAM, HD de 180Gb, memória cache de 2Mb, processador Athlon 64 com núcleo duplo, placa-mãe off-board com slot pci express 16x, 6 portas usb 2.0, saída de vídeo DVI, placa de rede 10/100/1000, interface Bluetooth, e o gabinete tem que ser preto pra sujar menos.
O fato é que um PC (Personal Computer, ou Computador Pessoal) é um "troço" bem mais sofisticado do que parece.
Um PC geralmente é composto de vários módulos que, trabalhando em conjunto, respondem por tarefas que, aos nossos olhos, parecem simples: acesso à internet, cálculo da folha de pagamentos da empresa, tocar músicas, etc. Os módulos mais conhecidos (e necessários) são:
- Monitor de vídeo
- Teclado
- Mouse
- Computador
Na verdade, "computador" aqui se refere àquela caixa (gabinete) onde a gente encontra, por exemplo, o botão de liga/desliga ou a unidade gravadora de cd's.
O teclado e o mouse, assim como alguns dispositivos que não são essenciais ao funcionamento do PC - como Joystick, Scanner, etc -, são chamados de dispositivos de entrada de dados. Sua função é receber comandos do usuário, na forma de letras e números (teclado) ou movimentos e cliques (mouse) e processá-los, repondendo de forma adequada.
O monitor de vídeo é chamado de dispositivo de saída. (Outros exemplos de dispositivos de saída são a impressora e as caixas