Apresentaçao
Slide1 segundo ponto: nesse momento a presença do adulto, no caso a família torna-se fundamental, para acompanhar a criança no seu desenvolvimento intelectual e moral. Pois a criança deve ser livre para brincar, porem necessita de limites.
Slide2 primeiro ponto: A etimologia da palavra jogo ajuda a entender que todo jogo pode ser uma brincadeira, porem nem toda brincadeira é um jogo. Pois o jogo impõe regras, simbologias e intenções, além do prazer de brincar.
Slide4: Para ele o ato de joga é uma função importante do brincar, ou seja, o jogo é uma brincadeira que apresenta regras e intenções. E o brincar é um jogo através das ideias, sentimentos ou pessoas, ou seja, a brincadeira não possui regras, deixa a criança livre para o prazer.
Slide5: Para os Greco-romanos, a ludicidade é uma forma de recreação que desenvolve as habilidades físicas e mentais. Na visão teocêntrica qualquer fim pedagógico era fundamentado na formação crista. Na antropocêntrica o lúdico ganha o seu espaço, onde é através do jogo que a civilização se desenvolve.
Slide6: Segundo Piaget a criança pode observar a realidade a partir do jogo, mesmo que ela não chegue a uma estrutura definitiva. O jogo de exercício é para desenvolver as estruturas cognitivas, para que a criança explore objetos. O simbólico ajuda na reconstrução dos conhecimentos e extinção dos indesejáveis, além de contribuir para a linguagem e expressividade da criança. O de regra se desenvolve a partir dos jogos simbólicos, permanecendo na fase adulta.
Slide7: Para freire os jogos de construção estão vinculados com o desenvolvimento da socialização com o mundo real. Ajudado a desenvolver o seu cognitivo, explorando a sua criatividade.
Slide8: Na concepção de Vygotsky, o