Caracter sticas econ micas do per odo Vargas
Vargas continuou com a politica de investimento no café, devido ao apoio que ele recebia das elites cafeeiras. Porém, iniciou um projeto de industrializar o pais, porém, o nacionalismo econômico o impediu de desenvolver o projeto de forma efetiva. Apenas deu um pontapé inicial.
A fim de atender a todos os setores sociais, devido ao período conturbado pelos regimes totalitários e guerras mundiais, implanta o Estado corporativista. Entre os grupos sociais, estavam os trabalhadores, que, para garantir o apoio destes, me refiro aos urbanos (pois os do campo prejudicariam a pratica da produção de café), dá a eles as leis trabalhistas e os sindicatos, porem sem direito de greve, comprovando o chamado “Pai dos pobres”. Características sociais do período Vargas
O movimento operário na década de 1920 foi marcado pela ação independente de anarquistas e comunistas. A "questão social", como era chamado o movimento operário, era tratada sempre com repressão e leis insuficientes para resolver os problemas cruciais dos trabalhadores. Resumindo, os governos pouco faziam para melhorar as condições dos trabalhadores.
Com o governo Vargas, a chamada "questão social" recebeu outro tratamento. O novo poder estava preocupado com os constantes movimentos grevistas que paralisavam a economia. Por essa razão, elaborou uma nova legislação social. Além disso, Vargas percebeu nos trabalhadores uma nova base de apoio político, capaz de contrabalançar a influência tradicional das oligarquias rurais. A política social foi uma das maiores preocupações do Estado instaurado em 1930.
Características politicas do período de Vargas
Em 1951, Vargas retornou a presidência da República, dessa vez por meio do voto popular. Vargas se candidatou pelo PTB e recebeu apoio do Partido Social Progressista (PSP), vencendo o pleito de 1950 com 48,7% dos votos. O segundo mandato presidencial de Getúlio Vargas foi marcado por importantes iniciativas nas áreas