Cara chato
As organizações passam por constantes evoluções, processos de mudanças e desenvolvimento. Diz-se que o campo da administração tornou-se global e que isto exige uma forma mais dinâmica e acelerada de conduzir os processos de gestão.
As mudanças sofridas pelas organizações são reflexos da mutabilidade vivida pela sociedade em geral, o ambiente passou de aconchegante para competitivo e de local para global, que as empresa não competem mais com similares, mas com empresas totalmente diferentes, que as fronteiras industriais, antes claras, são agora incertas, que no lugar da estabilidade, entrou a volatilidade, e que a integração vertical cede lugar aos especialistas.
Neste ambiente de tanta incerteza, as organizações estão apostando mais em seus profissionais, exigindo pessoas com perfil determinado, flexíveis, com visão de negócio e com capacidade de reagir rapidamente á mudanças.
A empresa Mc Donald’s é uma organização de grande porte, líder no segmento de serviço rápido de alimentação, pela qualidade e atendimento. A obstinação do fundador Ray Kroc em oferecer lanches com o mesmo padrão o levou a cria a sigla QSL&V (qualidade, serviço, limpeza e justo valor), que sintetiza os conceitos até hoje pela organização que ele construiu.
Estrutura Organizacional
O organograma da empresa é traçado pro uma estrutura altamente verticalizada, com divisão de responsabilidade e supervisão direta, o que confirma seu estilo mecanicista de administração. Esta forma rígida leva a uma racionalidade, na qual as pessoas são valorizadas pela sua habilidade de se encaixarem e contribuírem para a operação eficiente da estrutura previamente estabelecida.
As maiores decisões, definições de estratégias e resolução de problemas complexos só ocorrem nós níveis hierárquicos mais altos. O maior nível e, consequentemente, de maior responsabilidade por parte de cada restaurante é o de gerente operador, que pode ser um funcionário selecionado pela empresa.