Car Talk tradução
CARROS PODERIAM FALAR UNS COM OS OUTROS DIRETAMENTE PARA TORNAR AS RUAS MAIS SEGURAS?
Acidentes de carro matam 115 pessoas por dia nos E.U. e geram um custo anual de 230 bilhões de dólares. Motoristas cuidadosos podem evitar tanto perigo, especialmente quando um carro passa o sinal vermelho, ou um caminhão que sai de ponto/local cego. Mas comutando poderia ter mais segurança com novas tecnologias no carro que adverte você apenas em torno do canto/esquina e até mesmo freia por você.
A maioria das redes de comunicação do carro em desenvolvimento usam o mesmo chip WI-FI encontrado em seu laptop. Mas essas unidades foram fabricadas para pegar um sinal do roteador em seu leitor/painel, não dezenas de sinais compactados de 50 mph e criando “ecos digitais” como ele refletem edifícios. Então a companhia Australiana Cohda Wireless projetou um chip WI-FI com receptor que melhor rastreia um sinal de movimento e algoritmo que filtram interferências. O radio transmite a localização do carro e velocidade para todos os veículos equipados similarmente dentro de pelo menos 500 pés. Pensando sobre a passagem de um veículo com rodas de 18? O chip detecta o sinal de um carro próximo e emite um som.
Em 700 ensaios, para dois carros, o rádio da companhia alertou os motoristas o perigo próximo com 21 segundos de antecedência – 18 segundos mais rápido que o sistema similar. Se uma larga-escala de testes após este ano na Austrália vão bem. A tecnologia poderá chagar aos consumidores em 2012. No futuro, diz Paul Alexander, diretor técnico da Cohda, poderia ser integrado com direção automática e travagem para resposta ao perigo imediato.
Especialistas em auto-segurança estimam que o sistema poderá reduzir as mortes com acidentes de carro em até 50%. É uma afirmação perigosa, diz Alexander, mas pessoas desatentas é um grande fator de acidentes nas estradas. A tecnologia está sempre em – sempre está pensando e sempre consciente.
Evitar Colisões: veículos transmitem sua