Capítulo 1 = tv, internet e convergência de meios.
"A idéia de trabalhar com imagens está ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar." (VALIM, Maurício. Agosto de 98).
Mauricio Valim é bastante utilizado como referência nos cursos de Comunicação Social em diversas faculdades e universidades no Brasil, Portugal e Estados Unidos, além de apoio à pesquisa de alunos de pós-graduação (doutores e mestres). E é a partir de sua afirmação que vamos iniciaremos os estudos presentes neste trabalho.
Levando em consideração a afirmação de Valim, televisão é mais do que informação e entretenimento. Trata-se de um veículo mediador cultural que ao longo de seus anos de existência, foi considerada algo fora do alcance dos telespectadores. Seus artistas eram tratados como deuses do Olimpo. Por estarem em programas de TV, as personalidades deveriam ser consideradas importantes e confiáveis. Isto condiz com o “aprender ou os reverenciar” citado anteriormente.
Levando em consideração a afirmação de Valim, a televisão pode ser considerada um veículo que estabelece uma distinção entre o telespectadores e os membros integrantes das equipes de programação..
Este capítulo irá abordar a evolução da TV e convergência deste veículo com a internet. E também as definições e características de seriados e sitcoms e a relação da convergência de meios com o seriado How I Met Your Mother.
TV Versus Internet
No Brasil, a TV foi por décadas a principal mídia de massa. Ela teve seus tempos dourados quando era a melhor opção de diversão, ao reunir amigos e familiares ao seu redor. Dados do IBOPE comprovam que a penetração da TV ainda é a maior de todos os meios: quase 100%. E o rádio também continua com grande índice, presente em pouco mais de 80% da população.
O rádio vivenciou uma revolução na comunicação e sofreu baque em sua estrutura ao enfrentar um meio