Capítulo 1- Bock
1.Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). A relação entre ambas ocorre por que o conhecimento científico usa o cotidiano para compreender e transformar a realidade em objeto de investigação. Um exemplo disso é a dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente, sem fazer nenhum cálculo complicado, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis da termodinâmica.
2. Explique que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. É o conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano, que percorre um caminho que vai do hábito à tradição. Um exemplo desse conhecimento é quando aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo. O senso comum se apropria do conhecimento de vários setores do saber humano e constrói uma teoria simplificada.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. È visível em termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”. Sendo que não nós preocupamos em definir essas palavras, mas nem por isso deixamos de ser entendidos pelos outros.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? Artes, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano. A arte abrange toda a sensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música e etc. Já a religião é constituída por um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais. Enquanto na filosofia, os povos antigos e entre eles cabe sempre mencionar os gregos, preocuparam-se com a origem e com o significado da existência humana. O conhecimento desde os tempos primitivos foi se especializando cada vez mais, até