captura co2
ENGENHARIA DE ENERGIA
EVANDRO DE CAPITANI KYUNA
JÉSSICA CASTRO
THIAGO DOS SANTOS MACHADO
captura e armazenamento de co2
Trabalho acadêmico realizado para a disciplina de Fontes Não-Renováveis de Energia, ministrada pelo professor Dr. Sergio Brochsztain, do curso de Engenharia de Energia.
SANTO ANDRÉ
2014
1. Introdução
Logo após a primeira revolução industrial (1780-1830), o homem passou a utilizar cada vez mais os combustíveis minerais para fabricação de energia, entretanto, com o excesso advém o prejuízo.
Atualmente sofremos as consequências de um mundo que não se ateve ao futuro de seus habitantes e que hoje busca, ainda que tardiamente, uma nova oportunidade para se recompor. Como estamos longe da substituição integral dos combustíveis poluentes, novas técnicas passaram a ser empregadas para amenizar um dos grandes vilões da sociedade: “A liberação de gases tóxicos”.
Dentre estas técnicas, encontramos a captura e armazenamento de CO2, que por sua vez é um dos responsáveis pelo intenso aumento da temperatura no planeta, isso acontece devido ao CO2 absorver parte da radiação infravermelha emitida, evitando que ela escape para o espaço.
O CO2 (dióxido de carbono) é um gás essencial para a vida vegetal, pois é através dele que se realiza o processo de fotossíntese. Este gás, além de ser liberado na queima de combustíveis fósseis, também é produzido pela respiração do ser humano e na decomposição da matéria orgânica.
2. Revisão bibliográfica
1 O Efeito Estufa e o Dióxido de Carbono (CO2)
Um problema abordado de forma recorrente nas últimas décadas é o Efeito Estufa. Existem diversas frentes de pensamento sobre esse tema quando se é tratada a real influência do ser humano sobre ele. Esse trabalho não visa o levantamento dessas teses nem a discussão sobre elas (quanto a influência do homem sobre esse efeito).
O efeito estufa trata-se do processo de retenção do calor gerado pela radiação infravermelha