Caprinos
Na região Nordeste tem 92% do rebanho caprino. Para industrialização de leite e seus derivados é necessário instalações e equipamentos adequados, constituição legal de firma, credenciamento nos serviços de inspeção sanitária.
O leite de cabra é uma alternativa para alérgicos ao leite de vaca, poderia ser enquadrado como alimento funcional.
Por que criar cabras? Primeiro animal domesticado pelo homem, docilidade, qualidade nos produtos, facilidade no manejo, inteligência, aproveita-se tudo, requer pequeno espaço.
Tronco Ancestral Europeu: Saanen, Alpinas e Toggemburg Africano: Nubiana, Boer, Savanna Pirineu: Murciana, Granadina, La Mancha, Poitevine Asiatico: Angorá, Tibetana, Cachemira
Produtoras de Leite: Saanen, Toggemburg, Anglo Nubiana
Produtoras de Carne: Boer, Bhuj, Savana
Produtoras de Pelo: Angora, Tibetana, Cachemira
Produtoras de Pele: Anglo Nubiana, Bhuj, Marota
O aleitamento na fase de cria e mais importante porém é o futuro dos animais, o custo e maior. O desaleitamento deve ser feito mais rápido por motivo de recria.
O colostro produzido nos primeiros dias da lactação deve ser oferecido nas 6 primeiras horas de vida (nutriente e anticorpo, efeito laxativo limpeza do intestino).
Colostro de cabras sadias sem CAE: banco de colostro congelado. Colostro tratado em tratamento térmico (56° por 1 hora), colostro de outra espécie bovinos (imunidade menos eficiente). O desleitamento não deve ser brusco.
Da primeira cobertura ao primeiro parto: a partir dos três meses (condição corporal 2,75 a 3,50 é o ideal), se obesa fazer ligeira restrição (pode gerar toxemia gestacional ou acetonemia) e se for magra suplementar (cuidado com o crescimento excessivo do feto problemas ao parir)