CAPOEIRA
EDIFICAÇÕES
CAPOEIRA
BRUNA LAMARI 3
EDUCAÇÃO FÍSICA
MARCIA
CURITIBA
2014
Introdução A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.[carece de fontes] Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.
A capoeira A capoeira é formada pelos seguintes elementos: a música do berimbau (podendo ter outros instrumentos acompanhando), a roda, a ginga e os movimentos corporais. Os integrantes da roda se revezam nas funções no decorrer do jogo, ou seja, o capoeirista deverá participar da roda cantando, jogando ou tocando o berimbau ou atabaque. No lugar da palavra "lutar", geralmente os praticantes se referem à arte marcial como "jogar capoeira". O jogo acontece no interior de um círculo, medindo aproximadamente 2,5 metros de raio, e é chamado de roda. Dentro da rosa, dois participantes se enfrentam e os demais participantes ficam ao redor.
Um dos jogadores, ao iniciar a capoeira, puxa uma "ladainha", cuja letra geralmente canta um desafio ao parceiro de jogo. O "rival" deve responder com outra "ladainha". Ao final desta, ambos devem se benzer e levar a mão ao chão, fazendo o sinal da cruz em seguida, como uma