Artigo Estat stica
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTATÍSTICA
A ética na percepção dos cursos de Ciências Contábeis
Guilherme Ribeiro
Lucas Fortes
Rafael Fellipe
Wesley Sidney
UBERLÂNDIA
2013
1 INTRODUÇÃO
A Ética é uma ciência prática, pois tem a finalidade de conduzir o comportamento humano. A ausência dos valores éticos e morais são o piores dos males que pode afligir a sociedade (ARRUDA, WHITAKER E RAMOS, 2009). A ética tem o propósito de diferenciar aquilo que se pode fazer fisicamente daquilo que se pode fazer eticamente, ou seja, é o guia para o qual determinará o comportamento do ser humano enquanto pessoa e profissional.
“Aristóteles oferece uma resposta satisfatória para os fundamentos da ética, quando afirma que todos atuamos procurando um bem, que o maior é a felicidade e, por último, que a felicidade está na vida virtuosa” (ARRUDA, WHITAKER e RAMOS, p. 5, 2009). Dessa forma traduz-se a busca pelos princípios morais e éticos que cercam a sociedade no estado atual, sabendo-se que há ausência de aprofundamentos em temas relacionados à ética, uma vez que ninguém vive sem ética e que os valores morais são e devem ser aplicados diariamente.
Ética vai representar um conjunto de valores que irão orientar o comportamento do homem numa sociedade, garantindo-lhes bem-estar social, ou seja, ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A ética é uma ciência prática, de caráter filosófico, que se aflora no meio acadêmico e científico, intensificando-se os estudos acerca do assunto, podemos exemplificar através de (LOE, FERREL e MANSFIELD, 2000; PEREIRA e LEITE FILHO, 2003; CORRÊA, FERREIRA e SHINZAKI, 2005; FERNANDO e LUZ, 2005; FONTES e BATISTA, 2005; SANTOS et al. 2009; ANTONOVZ et al, 2010; NASCIMENTO et al, 2010; ANJOS et al, 2011; ANTUNES et al, 2012; MIRANDA, CASA NOVA e CORNACCHIONE JUNIOR, 2012; OLIVEIRA et al, 2012; SALLABERRY e BITTENCOURT SALLABERRY, 2012).
As leis que sustentam os valores éticos