Capoeira
Foi no século 16 que a Capoeira surgiu pela primeira vez em terras brasileiras. Mistura de forma de luta e culto religioso, ela veio junto dos negros que, originários da África, foram trazidos aos milhares para o trabalho escravo. Naturalmente, eles não tinham liberdade alguma de praticar suas tradições, por isso, a Capoeira era então apresentada de modo disfarçado, como se fosse uma dança com canto e mais nada. Aos poucos, porém, ela acabou por vingar em todo o Nordeste do País, ganhando diversidade de estilos - um dos mais populares (e antigos) é chamado de Capoeira Angola, caracterizado por golpes baixos, rentes ao chão, e animado pela música de ritmo lento.
Benefícios da Capoeira
Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas.Os princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira são:
Resistência : É preciso manter o pique durante toda a luta.Agilidade : Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora.Flexibilidade : Na capoeira dominam os gestos amplos.Velocidade : Para surpreender o adversário sempre que possível.Equilíbrio : É preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas.Coordenação : É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo.Ritmo : Os movimentos do corpo acompanham a música.
Armada: é o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
Armada
Aú: é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira.
Benção: é o chute frontal no qual se atinge o adversário com a sola do pé.
Benção
Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça contra o adversário para desequilibrá-lo ou feri-lo.
Cabeçada
Ginga: é o movimento básico da capoeira. Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do