Capitulo 4
Estáticas e Dinâmica Sociais
No livro mostra que a sociedade forma o conjunto de ideias dos indivíduos e de um grupo que manifestam suas ideias. A sociedade se aproxima em um estado, que pode ser levado essa conciliação ao um equilíbrio instável por manter a estabilidade e o movimento.
A sociedade existiria seria um representante de um estado intermédio ,uma de se afastar das uniformidades e a outra tenha a necessidade de manter a uniformidade.
Compreender uma ordem jurídica como resultado de um processo de adaptação seria perder o Direito’’ é confundir a ordem jurídica substancial com a ordem jurídica formal que nos é dada pela legislação positiva, expressão nem sempre fiel’’.
O direito serve para corrigir as desigualdades que existem ,sendo legitimo e não ultrapassando os direitos essenciais da pessoa.
O Direio seria a ordem de justiça entre as relações humanas,sendo sempre proporcional ,ele é o meio para manter a sociedade em harmonia e em movimento.
O direito é a garantia do progresso ético da ordem e paz de uma sociedade ,então ,sem a desigualdade entre os homens não existiria o progresso social .A formação de um ideal de direito é o respeito à regra que seria indispensável ao bem comum e os valores de uma cultura .
Representações jurídicas e direito natural
No Direito as regras surgem um uma sociedade que as exigências de justiças que ainda não existem .Isso seria o Direito Positivo, representações jurídicas, essas
representações não chegam a ser direito positivo ,sendo guiada pelos valores.
As representações jurídicas são oferecidas de experiência jurídica. As representações jurídicas representam, o mínimo de objetividade. São regras do Direito que não foram aplicadas, tem a coercibilidade não retribuindo a um poder estatal