CApitulo 3 produção de mercadorias e o modo de produção capitalista
Produção de Mercadorias e o modo de produção capitalista.
O texto começa relatando que vivemos em sociedade em que o modo de produção operante é o capitalista, e que a riqueza se constitui com o acúmulo de mercadorias, e explica que comprar e vender hoje é uma coisa muito natural para nós e desde pequenos sabemos que quanto mais mercadorias tivermos mais riqueza vamos ter e que o contrário disso é a pobreza, que é quando não temos dinheiro para a compra dessas mercadorias. Isso que hoje se apresenta tão natural para nós nem sempre foi assim e ao longo do texto o autor irá mostrar elementos para a compreensão dessa naturalidade.
3.1 Mercadoria e produção Mercantil
Nesse primeiro tópico se fala sobre o conceito de Mercadoria. Mercadoria é algo que se produz para troca ou venda, satisfaz uma necessidade humana, objeto externo ao homem e são reproduzidas. Para que se tenha produção de mercadorias precisa se ter divisão de trabalho, com a finalidade de se produzir diferentes mercadorias e a propriedade privada dos meios de produção sem isso não há produção Mercantil.
3.2 Produção Mercantil Simples e Produção Capitalista.
Produção Mercantil Simples é quando o próprio proprietário era dono dos meios de produção, não tinha relação de exploração, o desenvolvimento do comércio, a partir do século XIII vai mudar muito esse sistema de produção, se antes da interversão dos comerciantes o produtor levava até o mercado sua mercadoria para vende-las e obter mais mercadorias para seu consumo ou instrumentos para seu trabalho o que era caracterizado por MDM ou seja mercadoria dinheirooutra mercadoria e não tinha a posse do dinheiro como seu objetivo, agora com o aumento da demanda de mercadorias e a expansão do uso do dinheiro a produção mercantil simples foi de modificando, os mercados passaram a ficar mais distantes e cada vez