CAPITULO 11 A MULTIDETERMINA O DO HUMANO
1)- Explique os mitos do homem natural, do isolado e do homem abstrato.
Homem Natural: O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Possuidor de uma essência original que o caracteriza como bom e o meio o modifica.
Homem Isolado: Supõe o homem sozinho (não-social), que desenvolve gradualmente relações sociais.
Homem Abstrato: Supõe o homem ahistórico, ou seja isolado das situações históricas e presentes em que transcorre a vida.
Esses mitos, sob nosso ponto de vista o homem não pode ser concebido como ser natural, porque ele é um produto histórico, nem estudado com isolado, porque ele se torna humano em função de ser social, nem concebido como abstrato, porque o homem é o conjunto de suas relações sociais.
2)- Explique a concepção apresentada do homem como ser sócio-histórico.
O homem vive em sociedade e faz a história acontecer. Vive em um mundo que passou e passará por mudanças sociais e históricas, participando ele mesmo destas mudanças.
3)- Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um candidato a humanidade?
Por que ao nascer ela ainda está no âmbito do isolamento pelo fator biológico, e necessita do contato social com o ambiente para adaptar-se e aprimorar-se com a relação com os outros homens.
4)- O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto.
A consciência, a linguagem, o trabalho e o instrumento. O trabalho subordinado à vontade e ao pensamento conceitual e o instrumento para que seja considerado um instrumento de trabalho, é necessário que sua representação na mente seja conceitualizada para que se transforme em um primeiro dado de consciência.
5)- Quem é o homem?
Um ser sócio-histórico multideterminado e subjetivado por elementos como: a consciência e identidade, os sentimentos e as emoções e pelo inconsciente.
6)- Discorra a afirmação: O homem aprende a ser homem.
As modificações biológicas hereditárias dão sustentação ao homem, permitindo-o a