Capitalização de Juros Simples e Compostos
Simples
O regime de capitalização simples é calculado somente encima do capital inicial, não se misturando com as taxas de juros acumulados. Portando somente terá juros o primeiro valor. Os juros comerciais são calculados com o calendário comercial, onde todo o mês tem 30 dias e todo o ano tem 360 dias. Os juros simples exatos utilizam o calendário civil, onde um ano tem 365 ou 366 dias. Já os juros simples pelas regras dos banqueiros utilizam tanto os juros exatos, quanto os juros comerciais. Ela é composta por variáveis: VP (valor presente): quantidade de dinheiro emprestado ou aplicação.
VF (valor futuro/montante): Pode ser utilizado para a quitação de um empréstimo ou um dinheiro que pode ser resgatado de uma aplicação financeira no futuro.
N (prazo): refere-se ao tempo em que o empréstimo ou financiamento irá durar (dias, meses ou anos) .
I (taxa de juros): percentual da remuneração do capital.
J (juros): quanto é cobrado no empréstimo e quanto se ganha em uma aplicação. As expressões matemáticas que definem os juros simples são :
J = C * i * t
J = juros
C = capital i = taxa de juros t = tempo de aplicação
M = C + J
M = montante final
C = capital
J = juros
Composta Conhecida como ‘juros sobre juros’, o regime de capitalização composta nada mais é do que o cálculo de juros acrescido encima do valor anterior. Sendo assim, a cada mês os juros será cobrado encima do valor do mês anterior. É a forma de cálculo mais eficaz para o nosso dia a dia.
As expressões matemáticas que definem os juros compostos são:
Valor futuro:
Valor presente:
Taxa de juros: Período de aplicação: