Capitalismo
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
1. Significado da palavra
Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção, trabalho livre assalariado e acumulação de capital (riqueza). É traduzido em um sistema de mercado baseado na iniciativa privada, racionalização dos meios de produção e exploração de oportunidades de mercado para efeito de lucro.
2. Pensadores
1. Adam Smith
Esse pensador defendia a liberdade do indivíduo na busca de seus interesses, relacionando a riqueza de um país com a capacidade de trabalho de seus habitantes. Para ele, a riqueza estava intrinsecamente ligada à produção e à liberdade de executá-la.
Esta teoria atendia às necessidades de lucro e investimento da burguesia. O próprio trabalho já era visto como uma atividade a ser vendida. Defendia a divisão e a especialização do trabalho como fator para aumentar a produção, também porque para ele o trabalho era a melhor forma de acumular riqueza.
Sua obra foi: A riqueza das nações (1776), nesse livro Adam Smith postulou a total liberdade à atividade empresarial, tornou-se uma espécie de bíblia do capitalismo.
1.2.2 John Locke
Pretendia criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política. Para o pensador inglês, o que dá direito à propriedade é o trabalho que se dedica a ela. E desde que isso não prejudique alguém, fica assegurado o direito ao fruto do trabalho. Foram essas as bases da ideia de uma sociedade sem a interferência governamental, um dos princípios básicos do capitalismo liberal.
1.2.3 Karl Marx
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu