Capitalismo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FARROUPILHA – CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
LUÍSA CRAUSS
A FORTIFICAÇÃO DO CAPITALISMO
JÚLIO DE CASTILHOS
2014
SUMÁRIO
Índice de figuras
Introdução
Como sabemos, o capitalismo é a base da nossa economia atual. Tudo gira em torno de dinheiro e poder. Mas por quê? Como isto começou? Quem foram os primeiros patrões e os primeiros empregados?
Buscaremos esclarecer como o capitalismo se fortificou na sociedade, e como ele funciona; Toda a realidade de um mundo tragicamente explorado e sem a capacidade de se revoltar. Será que este sonho de conseguir crescer financeiramente a partir do adorado salário, sonho que se consolidou na Revolução Industrial de XVIII, é válido?
Uma breve explicação sobre o que foi e o que causou a presença das primeiras máquinas a vapor, no Reino Unido, e uma definição de capitalismo, formada por pensadores da geografia, poderá ajuda-lo nesta questão.
A Revolução Industrial
Com a substituição da manufatura pelas máquinas a vapor, no século XVIII, na Inglaterra, consolidou-se o capitalismo. Agora, os trabalhadores não mais produziam sua mercadoria individualmente e de modo artesanal, mas se juntavam a centenas de outros trabalhadores no novo sonho trabalhista: O salário, oferecido pelas mais novas indústrias, o motivo da alta migração para a cidade naquela época. (MOREIRA, 2006)
Movidos por uma vaga ideia de melhores condições e o desejo de alterar suas classes sociais por intermédio do trabalho assalariado das indústrias têxteis da Inglaterra, diversos camponeses desistiram de suas terras (agora longe de lhes trazer riquezas) para se arriscarem na cidade, que estava crescendo como nunca.
A partir da Revolução Industrial do século XVIII, o capitalismo foi se