Capitalismo
O Capitalismo é um sistema de mercado baseado em alguns princípios como:
Propriedades privada dos meios de produção. As Pessoas, Individualmente ou reunidas em sociedade, são donas dos meios de produção.
A transformação da força de trabalho em mercadoria. Quem não é dono dos meios de produção, é obrigado a trabalhar em troca de um salário. Tendo uma elevada mão-de-obra. Para diminuir os custos, procura pagar o mínimo possível pelas matérias-primas, salários e outros meios de produção.
No capitalismo a sociedade é baseada na divisão de classes.
Sua base econômica é: Ofertas de mercado, Mão de obra, Produtos, Comercio e Capital.
O capitalismo Tem seu inicio na Europa. Suas características aparecem desde a baixa idade média (século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudo para a cidade. O feudalismo passava por uma grave crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela peste negra que dizimou 40% da População européia e pela fome que assolava o povo.
Capitalismo Comercial
É a primeira fase do capitalismo cujo se deu a expansão marítima onde a burguesia e a nobreza procuravam riquezas(...); Fora das terras européias.
Nesta fase podemos destacar o uso da mão-de-obra assalariada, o uso de moeda e acumulo de riquezas.
Durante o período de expansão marítima, quando as potencias da Europa Ocidental (Portugal, Espanha, Holanda e França) foram em busca de novas rotas de comercio para os índias. O objetivo era acabar com a hegemonia das cidades italianas no comercio com o Oriente pelo Mediterrâneo.
Praticamente Tudo era comercializado (perfumes sedas, tapetes,especiarias e até seres humanos.). As mercadorias eram produzidas de forma artesanal
O acumulo de Capitais era conseguido através das trocas e ficou principalmente nas mãos da burguesia.
Serviu para fortalecer os Estados Nacionais com Centralização do Poder nas Mãos do Monarca. O poder de Um pais