Capitalismo
O capitalismo é uma sistema econômico de propriedade privada, onde fins lucrativos, decisões de oferta e demanda, preços, distribuição e investimento, não são feitos pelo governo. Os lucros são distribuídos entre proprietários que investiram em empresas, estas empresas que efetuam os pagamentos de trabalhadores destas empresas.
Vantagens: Descentralização da economia, através da lei da oferta e da procura, livre concorrência, aperfeiçoamento do método de produção e consumo, mercado competitivo e geração de renda pela oferta do mercado.
Pontos Positivos: Incentiva a produção de sistemas melhores, gera riqueza, sustentação e estabilidade a longo prazo.
Desvantagens: Exclusão de pessoas com alguma dificuldade em serviços, aumento da marginalidade, exclusão social para correção de disparidade.
Pontos Negativos: Individualismo social, egoísmo, ruptura comunitária e social e desigualdade econômica, ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres.
Socialismo
O socialismo aderiu a economia de mercado, através das seguinte características: Propriedade pública dos fatores de produção e do planejamento econômico.
Vantagens: A economia sob o controle de governo, economia constante e sustentável, ética em pratica, maior número de vagas de emprego e mais facilidade para o Estado controlar as coisas.
Pontos positivos: Igualdade, justiça social, situação econômica mais igualitária, forte senso comunitário e social.
Desvantagens: A possibilidade de negócios mais pobres, redução de trabalhos em empresas internacionais, sem concorrência, menor diversidade, falta de progresso em negócios domésticos.
Pontos Negativos: Pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção e baixa geração de riquezas.
Influência do sistema econômico na Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia: influencias individuais, ou seja famílias e firmas, fixação de preços em mercados específicos, efeitos de oligopólios (Domínio comercial de um pequeno grupo de empresas)