capitalismo
O bem-estar está associado à satisfação de necessidades. Fome, frio, insegurança e doenças são situações desfavoráveis para as quais surgem necessidades a serem supridas: alimentação, roupas, moradia e remédios. O consumo tem sido elevado ás ultimas consequências, o mundo começou a perceber que o padrão de crescimento econômico fundamentado no consumo que vem crescendo cada vez mais é insustentável. Pois não há recursos naturais á tudo e á todos. Se cada um dos 7,0 bilhões de habitantes da Terra tivessem o mesmo padrão de consumo dos EUA, seriam necessários mais 4 ou 5 planetas Terra. Não obstante, esse é o modelo econômico dominante. E isso é muita coisa.
Tem países econômicos vivendo super bem como os EUA por exemplo, enquanto na Africa em alguns locais esta faltando água e as crianças estão morrendo de fome, sede, frio, etc. Nós temos mania de pensar só em nós e não nos outros, desde o inicio da humaninadade, o maior problema esta sendo a fome.A plena saciedade gera insatisfação! No limite, teríamos uma sociedade tão plenamente saciada que estaria absolutamente insatisfeita.
As pessoas ainda continuarão consumindo automóveis, mas utilizarão cada vez mais o sistema de transportes coletivo – e ganharão duas vezes: os automóveis que compraram terão vida útil maior e passarão menos tempo paradas nos congestionamentos. Não comerão tantas gorduras e doces, mas isso será positivo.Não trocarão aparelhos eletrônicos todos os anos, mas poderão fazer atualizações sem descartar aparelhos antigos. Não terão uma peça de roupa para cada dia do mês, mas terão roupas de melhor qualidade, de forma que a sensação de frustração seja menor, e, portanto, a satisfação seja maior.
Hoje em dia o consumismo está demais, quanto mais tem, mais quer ter, isso esta ligado a competitividade também, pois se um tem um carro bom, sempre queremos ter um melhor que aquele, se um tem um celular caro, vamos querer ter um mais caro ainda, e