Capitalismo x administração
1. Surgimento do Capitalismo
1) A origem do Capitalismo se dá com o Renascimento comercial nos primeiros séculos da Baixa Idade Média. Com a retomada do comércio, as propriedades feudais começaram a arrendar as terras e a remunerar a mão-de-obra. Com isso, surgiu uma classe de comerciantes e artesãos, a Burguesia.
2) O acúmulo de riquezas começou a ocorrer por meio do comércio. A moeda torna-se essencial, substituindo o escambo. A economia tinha intervenção do governo, pois aumentava o poder do Estado. A riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que ele tinha. Esse acúmulo de capital foi fundamental para que ocorresse a Revolução Industrial.
3) Nesse período, economia, sociedade, política e cultura sofreram grandes transformações. O comércio foi dando lugar ao lucro proveniente da produção e das mercadorias, permitindo, aos donos das fábricas e indústrias, o acúmulo de capitais. O trabalhador assalariado passou a receber por cada jornada de trabalho.
2. Surgimento da Administração
1) Com o aumento da produção, aumentaram também a mão-de-obra e a matéria-prima. O mercado para os produtos estava maior e mais competitivo. A industrialização não estava só na Europa, mas também nos EUA.
2) As firmas manufatureiras estavam cada vez maiores e mais complexas. A produção em série crescia. Assim, elas precisavam que a produção fosse melhor organizada e dirigida, aumentando a eficiência.
3) Diante dessas grandes transformações, as empresas industriais expandiram-se rapidamente, a fim de fornecer os produtos que as pessoas tanto desejavam: automóveis, telefones, lâmpadas, entre outros.
3. Associação entre Capitalismo e Administração
Nesse contexto, a Administração surgiu como uma necessidade real do sistema capitalista. As empresas, em seu crescimento acelerado, necessitavam de administradores para planejar, organizar, dirigir e controlar a produção. Os administradores passaram a solucionar