Capitalismo e Socialismo
Trabalho de Geografia – Capitalismo e Socialismo
Jéssica de Góes
Wilsielen Freitas
Turma: 2º G
Introdução
O capitalismo e o socialismo são dois tipos de sistema sócio-econômico bastantes diferentes um do outro. O capitalismo sistema mais antigo caracteriza-se por apresentar uma economia de mercado e uma sociedade de classes. O socialismo nascido com o objetivo de derrubar o capitalismo caracteriza-se por apresentar uma economia planificada e uma sociedade sem classes. Com teorias opostas, esses dois sistemas econômicos acabaram dividindo o mundo em dois, os países capitalistas e os países socialistas.
Desenvolvimento Capitalismo: É um sistema socioeconômico no quais indivíduos e empresas detêm a posse dos meios de produção, organizando o trabalho com vistas ao lucro e atuando no mercado por meio da livre concorrência. A propriedade privada e a liberdade de contrato são à base do sistema capitalista. O capitalismo começou com a Revolução Industrial e as chamadas "revoluções burguesas”.
O capitalismo é a exploração, a injustiça social, a miséria, a agressão e a guerra. Nos seus mais de dois séculos de existência essas marcas inerentes á sua natureza estão bem visíveis. Os grupos econômicos e financeiros, o grande capital e o vasto coro dos seus propagandistas e representantes políticos, tudo fazem para escamotear essa realidade e apresentar o sistema como o fim da história, mas a realidade é o que é e aí está, com um enorme estrondo, a mostrar a crise do capitalismo, que assume uma das maiores proporções de sempre.
Socialismo: Conjunto de doutrinas que visam à promoção do bem coletivo e da justiça social, pela estatização dos meios de produção e a consequente distribuição equitativa da renda nacional.
Verdadeiros socialistas defendem uma sociedade totalmente desprovida de classes, na qual o governo controla todos os meios de produção e