capitalismo socialismo
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo (Ásia, África, América, Oceania), que estavam sendo incorporados à economia mundial. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo.
EXPRESSÕES ASSOCIADAS AO DINHEIRO
> Estabelecimentos bancários > Cartões de crédito > Talões de cheque > Aplicações financeiras > Mercados de capitais > Cotação das bolsas de valores, do dólar do ouro.
Todos esses termos são extremamente comuns no cotidiano das pessoas, partes essenciais do sistema capitalista.
PONTOS FUNDAMENTAIS DA POLÍTICA MERCANTILISTA.
1. Balança comercial favorável: todo país deveria exportar mais do que importar.
2. Protecionismo: conjunto de medidas que visam proteger a produção nacional da produção de outros países.
3. Metalismo: a riqueza e a importância de uma país eram avaliadas pela quantidade de metais (moedas) que conseguisse acumular. 4. Monopólio: a metrópole tinha a exclusividade no comércio com a colônia.
As potências coloniais se enriqueceram e se fortaleceram com a atividade comercial e o colonialismo.
SOCIALISMO E COMUNISMO
Essas palavras são empregadas erroneamente como sinônimos. Na concepção de Marx, elas serviriam para designar as duas etapas do processo revolucionário que deveria acabar com as estruturas capitalistas e estabelecer a sociedade ideal.
O Socialismo – haveria a necessidade da existência de um Estado controlado pelo proletariado para organizar o funcionamento da sociedade. A propriedade dos meios de produção seria estatal e coletiva. Haveria ainda algumas desigualdades, pois cada um receberia de acordo com o seu trabalho. O Comunismo – o Estado seria extinto, por não ser mais necessário, e cada um