Capitalismo industrial
Na economia, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial e teve seu início na Inglaterra. Capitalismo Comercial Quadro de Claude Lorrain que representa um porto de mar francês de 1638, no momento fundamental do mercantilismo
O capitalismo é um sistema econômico que vem definindo a história do mundo desde meados de 1400 até os nossos dias. No entanto, esse modelo econômico não é algo que tenha permanecido sob uma única forma ao longo desse tempo todo. Durante seis séculos, o capitalismo vem passando por diversas fases e influenciando de diferentes formas as sociedades onde ele foi implantado.
Também sofreu a ação de diversos fatores históricos (por exemplo, aproveitou-se da invenção máquina a vapor, ou da internet) e foi a causa de inúmeros outros (as viagens de navegação, o imperialismo etc.) Assim, é praticamente impossível estudar a história do mundo ocidental a partir da modernidade, sem entender o capitalismo.
Para começar, precisamos conhecer o próprio surgimento do capitalismo e sua primeira fase de desenvolvimento, sob a forma comercial. Ela também é chamada de mercantilismo e se desenvolveu em meados do século 15, sendo superado no final do século 18.