Capitalismo Global, Jeffry A
Situação dos EUA estava favorável:
O presidente do FED queria tomar ações contra os três males da época, que era “nacionalismo econômico, as barreiras comerciais e a guerra”. Para que isso ocorresse, o governo e o empresáriado passaram a concentrarse nessas três ordens “ um comercio desimpedido combina com a paz; tarifas altas, barreiras comerciais e a competição condizem com a guerra” (p.276).
Com o grande aumento nos lucros, muitos empresarios mudaram suas concepções sobre os investimentos exteriores, fazendo com que o comercio se expandisse para além das exportações agrícolas.
“LendLease” foi criado pelos EUA, onde ele emprestava equipamentos militares aos países(GB e ALEM) tendo como intuito liberalizar ainda mais o comércio.
Keynes e White conciliaram a estabilidade internacional de um padrão ourodólar através do FMI, onde os países depositariam ouro e parte de suas moedas para que em situações de emergência esse orgão emprestasse dinheiro ao país. Percebeuse uma hesitação ao fluxo de capitais a curto prazo para estabilizar as moedas, porém havia a garantia de investimentos a longo prazo, que foi a criação do BIRD.
Esse Banco mundial pegaria emprestimos na inicativa privada a juros baixos e repassaria para projetos que facilitariam outros investimentos privados, garantindo seus lucros.
Em 1944 há o Bretton Woods, onde fora criada o FMI à qual os governos membros concordaram em subordinar suas decições sobre medidas econômicas importantes; A principal importancia de BW foi a derrota do isolacionismo e a cooperação dos EUA para a solução dos problemas economicos internacionais do futuro.
No pós guerra a Europa estava destuida e não tinha como se reconstruir, pois para que isso ocorresse ela precisas importar alimentos e materias primas, porém sua capacidade de ganhar dinehiro havia se tornado deficitária. Paralelamente havia uma grande prosperidade nos EUA onde a economia cresceu