Capital Intelectual A Soma De Tudo O Que Voc Sabe
O conhecimento proporcionado pelos funcionários, incentivado e valorizado pelas empresas constitui uma importante riqueza das organizações. Assim, as organizações deve investir em seus colaboradores através de programas de incentivos e com isso reter talentos, para que estes contribuam para o sucesso de suas empresas e constituam em uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Nesse contexto a ARH assume papel importante no desenvolvimento de estratégias que permitam conquistar, reter e motivar seus talentos e principalmente desenvolvê-los.
Na Era da informação e com a valorização do conhecimento é possível copiar as máquinas e equipamentos, os produtos dos concorrentes, porém, é impossível copiar o intelecto e suas informações.
Portanto, para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, deve ser composta de um qualificado capital humano originado pelo conhecimento adquirido e experiência das pessoas, alcançando seus objetivos e aumentando a sua riqueza.
Por haver uma concorrência enorme entre as empresas, seus gestores e líderes estão atrás do capital intelectual, pessoas que agregam valor a organização. Pessoas que possam contribuir com o crescimento não só da organização como de todos os funcionários. Na era em que estamos vivendo não há tempo a perder. De acordo com o filósofo francês Pierre Levy, “o conhecimento, nos dias de hoje, é um saber móvel onde a evolução se faz quando os indivíduos aprendem, transmitem e produzem conhecimentos de maneira cooperativa. Desta forma, quando a informação é repassada, transmitida de uma pessoa pra outra, esta não está perdendo, e quando esta informação é utilizada, ela não é destruída”. Todos deveriam