capital de giro
Capital de Giro de uma empresa é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. Normalmente, o capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras. Nossas dicas para prevenir a insuficiência do capital de giro são: Mantenha o controle da inadimplência; Adote uma política de redução de custos e despesas; Reduza os prazos de recebimento e estocagem e dilate os prazos de pagamento; Renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo; e, principalmente, Mantenha a empresa lucrativa, pois o lucro é a principal fonte de realimentação do capital de giro. Autor: José Carlos Cavalcante Sebrae-SP
2 - Como faço para calcular o capital de giro necessário para abrir um negocio
Quando se planeja a abertura de um negócio, o investimento em capital de giro é um dos itens essenciais. Capital de giro são os recursos necessários para que a empresa comece suas atividades operacionais essenciais, como compra, estoque, fabricação, venda, recebimentos, pagamento de despesas, e que possa se manter neste ciclo.
Uma maneira prática de se determinar o montante desses recursos consiste em utilizar as informações relativas à projeção do potencial de vendas da nova empresa aliada aos prazos médios de recebimento adotados pelo mercado para o segmento em questão.
A projeção de vendas certamente sinalizará as compras necessárias. Também apontará os respectivos prazos de pagamentos concedidos pelos fornecedores. Neste ínterim, é bom pensar na formação de estoque, para mercadorias e produtos sempre disponíveis, considerando o tempo necessário para se ter as mercadorias na empresa.
Outra informação importante a ser considerada está relacionada com as despesas gerais da empresa. Neste âmbito, o orçamento deve sinalizar o valor dos gastos de cada mês. Com os recebimentos das vendas e