Capim sudão
CURSO DE AGRONOMIA
INTRODUÇÃO Á AGRONOMIA
MAIO – 2013
CAPIM SUDÃO
Relatório apresentado ao professor Rafael Vilela da aula Introdução á Agronomia, da turma do 1° semestre.
RONDONÓPOLIS – MT
MAIO – 2013
Sumário
1. Origem 4
2. Descrição 4
3. Solo 4
4. Clima 4
5. Variedades 5
6. Pragas 5
7. Doenças 5
8. Consorcio 5
9. Plantio 5
10. Tratos culturais 6
11. Utilizações 6
12. Colheita 6
13. Comercialização 6
1. Origem
O capim-Sudão é uma espécie originária do Sudão e sul do Egito, tendo sido introduzida nos Estados Unidos em 1909. Logo em seguida foi trazida para o Brasil, Argentina e Uruguai.
2. Descrição
O capim-sudão ou Sorghum sudanense é uma forrageira anual de verão, pertencente à família Poaceae, uma cultivar comum que possui ciclo vegetativo anual com numerosos colmos eretos, estriados, de 2-3 m de altura e 3-9 mm de diâmetro. As folhas são longas (0,30-0,60 m) e largas (8-15 mm), glabras, de nervura central esbranquiçada na superfície superior e ápice agúdo, com bainhas glabras, lígula curta, inteira e branquicenta.
3. Solo
O solo deve estar corrigido e bem adubado, recomenda-se adubação nitrogenada. O revolvimento da camada superficial do solo tem por objetivo básico otimizar as condições de germinação, emergência e o estabelecimento das plântulas. Atualmente, deve ser visto também como um sistema que deverá aumentar a infiltração de água, de modo a reduzir a enxurrada e a erosão a um mínimo tolerável.
4. Clima
Temperatura superior a 38oC reduz a produtividade e que a maioria das cultivares não crescem bem em temperaturas inferiores a 16oC. No que se refere a água é a tolerância ao estresse hídrico. Possui uma alta resistência a seca e possui média resistência ao frio.
5. Variedades
A EMBRAPA lançou uma nova variedade capim-sudão BRS Estribo.
6. Pragas
Entre as principais pragas