Capim limao
Nome popular: Capim-limão, Capim-cidreira, Erva-cidreira, Capim-santo.
Nome científico: Cymbopogon citratus (DC) Stapf.
Família: Poaceae (Graminae) O capim-limão (Cymbopogon citratus), também conhecido como capim-cidreira ou capim-santo, é uma planta tropical nativa da Índia. Erva cespitosa, quase sem caule, com folhas aromáticas, que quando recém amassadas exalam cheiro de limão. O surgimento de flores é raro em nossa região.
Cultivada em quase todos os países tropicais, tanto para fins industriais como em hortas caseiras para uso em medicina tradicional. É facilmente confundido com a citronela, que possui formato e odor semelhantes, mas a citronela é utilizada para se extrair óleos essenciais que repelem insetos.
Muito apreciado como chá, é também usado como tempero e para fins medicinais. Contém um pouco menos que 0,5% de óleo essencial, que tem atividade antimicrobiana, e é formado principalmente por citral, ao qual se atribui a atividade calmante e espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias). Possui também um pouco de mirceno, princípio ativo de ação analgésica. Sua produção industrial é utilizada na produção de aromatizantes e na síntese de vitamina A.
Também é utilizado por apicultores para atrair enxames de abelhas para novas colméias, pois mimetiza razoavelmente bem o feromônio de atração produzido pela glândula de nasonov das abelhas.
Processamento e Benefícios
Propriedades: Antimicrobiana, calmante, espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias), analgésica (reduz a dor), febrífugo (combate a febre), sudorífico (faz suar), diurético (faz urinar), estimulante estomacal.
Forma de uso / dosagem indicada: O seu chá deve ser do tipo abafado e preparado de preferência com folhas frescas, que tem um sabor mais agradável. É empregado para pequenas crises de cólicas uterinas e intestinais, bem como no tratamento do nervosismo e estados de