Capelania? O que esperar deste departamento
Entre as necessidades que assinalam as prioridades da Igreja Adventista ao definir os diversos campos de ação pastoral, põe-se hoje com urgência crescente à relação entre a teologia e a pedagogia, especificamente no que concerne ao desempenho de uma pastoral escolar, considerando o crescimento da educação adventista, fazem das escolas um ambiente de ação pastoral ordinário e específico.
A função de Capelão escolar se conjuga duas vocações: a de pastor e a de professor. O Capelão é um pastor. Sua igreja são seus alunos, os pais dos alunos e seus colegas de trabalho e a função primordial do Capelão, é a assistência espiritual aos alunos. Tapia (1998)
A Capelania participa do processo educativo em todos os segmentos da escola. Tem o aluno como primeira pessoa na sua atenção, mas passa também pelo apoio a familiares, além dos professores e funcionários que também experimentam as oportunidades de crescimento espiritual que a Bíblia oferece. Dirigida por um pastor, com o compromisso de valorizar o projeto pedagógico, o capelão coordena a área de ensino religioso, estimula momentos de busca a Deus e coopera com a direção, em ações que tornem o colégio um divulgador dos ensinos do Senhor Jesus. (Capelania do Colégio Batista, 2005.)
Desafios:
Neste século vivemos a meio de uma enorme mistura global de culturas religiosas. E por sua vez, estas culturas não subsistem num vazio, estão incorporadas nas sociedades.
No passado, a religião desempenhava um papel central na sociedade. Fisher (2000) comentando sobre este aspecto lembra que as crenças religiosas são consideradas escolhas subjetivas em vez de leis absolutas.
Jerônimo (2002) adverte-nos dizendo que a ordem deste “mundo moderno” e o destino da humanidade passaram a ser conduzidos pelo próprio homem, com base nas suas capacidades intelectuais. Por outro lado a ciência apodera-se de um poder secularizado, racional, e tenta de todas as formas erradicar, afastar ou