Capacitor
Capacitores são componentes usados em eletrônica como reservatórios de cargas elétricas. São formados por duas placas condutoras separadas por um isolante chamado "dielétrico". É o dielétrico que dá nome ao capacitor. Por exemplo se o capacitor é de cerâmica, na verdade é o dielétrico que é de cerâmica. Abaixo vemos o princípio de funcionamento do capacitor:
CAPACITOR ELETROLÍTICO
Estes tipos possuem alta capacitância (valor) e são polarizados. Eles vêm com o valor indicado em microfarad (µF). São usados em filtros ou acoplamento em circuitos de baixa frequência ou em circuitos temporizadores. De acordo com a posição dos terminais do capacitor eletrolítico, podemos classificá-lo em radial ou axial. Possuem uma faixa no corpo que na maioria dos casos indica o pólo negativo dele. Abaixo vemos este componente:
CAPACITORES DE POLIÉSTER
É formado internamente por uma tirinha de poliéster enrolada com duas tirinhas de papel metálico. Estes capacitores possuem valor médio, geralmente entre 1 nanofaraf (nF ou kpF) a 2,2 microfarad (µF). Não tem polaridade e são usados nos circuitos que trabalham em frequências mais altas. Antigamente estes capacitores possuiam anéis coloridos no corpo, sendo chamados de "zebrinha". Hoje em dia este tipo não é mais usado. Abaixo vemos alguns modelos:
CAPACITORES DE CERÂMICA
Possuem internamente um lâmina de cerâmica. São usados em circuitos que trabalham com altas frequências. A maioria dos capacitores de cerâmica usados nos aparelhos eletrônicos possuem baixa capacitância (menos de 10 nF). Abaixo vemos alguns destes capacitores:
OUTROS TIPOS DE CAPACITORES
Entre os capacitores menos usados, podemos citar o capacitor a óleo (foi muito usado antigamente em circuitos de alta tensão) e o capacitor de "poliestirol" ("styroflex"). Abaixo vemos estes tipos:
CAPACITÂNCIA (VALOR DOS CAPACITORES)
É a propriedade do capacitor em armazenar cargas elétricas, quando aplicamos uma tensão nos seus terminais.