Capacitor variável de placas elétricas
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GUILHERME MOTA MARINHO LEMOS
LHANDERSON VALÉRIO
CAPACITOR VARIÁVEL DE PLACAS ELÉTRICAS
Maceió/AL – Setembro/2011
GUILHERME MOTA MARINHO LEMOS
LHANDERSON VALÉRIO
CAPACITOR VARIÁVEL DE PLACAS ELÉTRICAS
Trabalho de física apresentado ao professor Gidelson Ferro, docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET, do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, do Curso de Engenharia Civil, para compor a nota da Avaliação Formativa.
Maceió/AL – Setembro/2011
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos desenvolver estudos práticos sobre capacitância, através de experimentos no laboratório, onde iremos medir a capacitância em determinadas distancias e plotar gráficos para analises, desenvolvendo nossos estudos em sala de aula e colocando- os em pratica.
OBEJETIVOS
Identificar como funciona um capacímetro (instrumento utilizado para medir a capacitância*) e um capacitor* variável de placas paralelas e fazer a correlação da capacitância entre a distância das placas, relatando seu comportamento.
*Capacitância: Grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada frequência.
*Capacitor: Componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Capacitor variável de placas paralelas;
- Escala milimetrada ajustável
- 01 carro fixo e 01 carro móvel
- 02 placas condensadoras circulares
- 01 cabo com terminais para capacímetro
- 01 paquímetro
- Capacímetro.
DESENVOLVIMENTO Primeiramente foi ajustada a escala do multiteste para o capacímetro. Após o ajuste, conectou-se os cabos do capacímetro no capacitor. Ligamos o capacímetro e desplugamos um lado do disco para obtermos a capacitância residual.