potencial elétrico
O presente trabalho tem como tema principal, o ‘’potencial elétrico’’, suas principais definições, aplicações, forma de cálculo, dentre outras especificações.
Para entendemos melhor o tema em questão, serão abordados aqui alguns temas relacionados e não menos importantes, como carga elétrica, força elétrica e campo elétrico.
O Potencial elétrico nada mais é que a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas.
Diretamente ligado ao Potencial elétrico, temos o Capacitor que é simplesmente constituído por 3 peças : duas peças condutoras idênticas (armaduras) e uma peça isolante (dielétrico) colocada entre as outras duas. Podemos dizer que funciona como um dielétrico, já que ele não deixa as cargas passarem de um lado para outro funcionando como um isolante. E o resistor que é o componente mais elementar e mais comum em eletrônica e tem muitas aplicações em eletro-tecnica. Grandes partes dos aparelhos eletrodomésticas não são mais que aplicações de resistores. Os aquecedores elétricos de resistores são constituídos por um fio elétrico especial que aquece quando é percorrido por corrente elétrica. O resistor é o fio.
Potencial elétrico
Carga elétrica
É a propriedade de algumas partículas elementares que da origem a uma interação entre elas e consequentemente para o material que a contem. Na natureza aparecem cargas de dois tipos, convencionalmente designados como positivo e negativo, para distinguir duas formas de interação entre partículas. Duas partículas que tem cargas iguais (ambas positivas ou ambas negativas) interagem com repulsão uma à outra; duas partículas com cargas diferentes (uma positiva e outra negativa) interagem por atração uma com a outra. A intensidade da interação é determinada pela lei de Coulomb. A unidade natural de carga negativa é a carga de um elétron, a qual é igual mas de efeito contrario a carga positiva do próton. Em larga