Capa
Neste trabalho vamos abordar o tema Óptica Geométrica que do ponto de vista físico, óptica geométrica é uma abordagem alternativa para a óptica ondulatória e óptica quântica. Tendo sido desenvolvida desde os tempos antigos. A óptica ondulatória foi demonstrada no século XIX e a óptica quântica surgiu apenas no século XX.
Introdução
Na Antiguidade o comportamento da luz gerava imensa curiosidade no homem. A óptica é a parte da Física onde se estuda o comportamento da luz.
A óptica pode ser estudada em duas forma a Óptica Física que tem como objetivo estudar a natureza da luz, considerando a propagação da luz em forma de ondas e a Óptica Geométrica que tem como objetivo estudar a trajetória da propagação da luz, considerando-a como um feixe.
Neste trabalho será focalizado a Óptica Geométrica que é desenvolvida através de conceitos geométricos. Com a descoberta do comportamento da luz o homem percebeu que a óptica poderia ser aplicada de diversas formas podendo ser construído diferentes instrumentos ópticos. Com a reflexão e refração foi possível a construção de instrumentos ópticos de grande utilidade: telescópios, microscópios e sistemas de lentes altamente modernos (câmeras, projetores etc.).
A óptica tem sido essencial na área da ciência, como na área de saúde, ela não foi desenvolvida apenas para montar binóculos de bolso ou câmeras de uma única lente. A parte médica e biológica não teria se desenvolvido tanto, se não tivesse como auxiliar o microscópio. “De fato, seguramente podemos dizer que a tão conhecida tecnologia da medicina moderna e imunológica simplesmente não existiria se não tivessem sido inventados instrumentos ópticos potentes” (Mckelvey e Grotch, 1981). A fibra ótica também é outra aplicação da reflexão além de ser usada para diversos instrumentos médicos-cirúrgicos, é usada na telefonia, pois funciona como guia de ondas para a luz, que