capa
1. Abordaremos a Formação Universitária no Brasil, trazendo um breve histórico da Universidade em nosso país. Enfatizando brevemente o seu momento histórico, político, cultural e socioeconômico em que o Brasil vivenciou nasdécadas de 30, 40 e 50. Iniciando a busca para o progresso nacional, democratização e a industrialização brasileira a partir da Era Vargas.
O Brasil nos governos oligárquicos mantinha uma economia agro-exportadora. As oligarquias não conseguiam manter uma posição política centralizada, devido a economia incerta e oscilante. As camadas populares sofriam, cada vez mais, o impacto de governos que não criavam efetivas políticas sociais e, ao mesmo tempo, não dava devida atenção aos setores sociais emergentes.
1. O Brasil nos governos oligárquicos mantinha uma economia agro-exportadora. As oligarquias não conseguiam manter uma posição política centralizada, devido a economia incerta e oscilante. As camadas populares sofriam, cada vez mais, o impacto de governos que não criavam efetivas políticas sociais e, ao mesmo tempo, não dava devida atenção aos setores sociais emergentes.
2. Revolução de 30: foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção devido ao processo de industrialização. Surgindo a necessidade de mão-de-obra especializada.
Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e, em 1931 o Governo Provisório sanciona decretos organizando as universidades brasileiras (que só passara a funcionar após a Constituição de 1934) ficaram conhecidos como “Reforma Francisco Campos”.
1. Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e, em 1931 o Governo Provisório